terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Os líquidos e o "peso seco"

Embora sempre ouvimos que beber muita água faz bem aos rins, essa dica não é para todos os casos. Funciona até muito bem para prevenção de cálculos renais ( as pedras, como são normalmente chamadas), mas e para alguém que praticamente não tem os rins???

Aí está o dilema. Com o rim falido, os líquidos não são eliminados como normalmente, esta é uma das funções da diálise. Para nós, a água é extremamente restrita, o que torna esses dias infernais de verão ainda mais insuportáveis. Enquanto fiquei internada, recebia um copinho com o equivalente a 250 ml de água para o dia inteiro, usava-o praticamente apenas para engolir os medicamentos. 

"O excesso de líquidos leva a formação de inchaço principalmente nas pés e tornozelos, água no pulmão, falta de ar, aumento da pressão arterial e exige maior esforço cardíaco."
( informação retirada duma revistinha batuta com dicas de nutrição para hemodialíticos)

Quando extrapolamos, chegamos na hemodiálise "pesados", ou seja, com uns quilos a mais que o considerado o nosso "peso seco". O peso (físicos gonna fisicar, eu sei que o certo é falar massa, não achem o saco) seco é estipulado pelo médico, e a cada diálise, a máquina retira uma quantia de líquido para alcançar este peso. Tem dia que chego a emagrecer cerca de 2 kgs em apenas 4 horas!!!Brinca!!

Mas queridos leitores que são loucos para perder uns quilinhos, não vão querer ferrar os vossos rins para perder peso numa hemodiálise, garanto que praticar um esporte físico é muito mais supimpa e saudável do que isso, vão por mim!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário