quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A carambola assassina

São várias as causas de morte de pacientes hemodialíticos, as principais são doenças cardiovasculares, infecções e neoplasias. Além dessas, há uma causa bem estranha...a carambola! Sim, caros leitores, esta fruta simpática pode levar qualquer doente renal crônico a óbito. 

 Foto tirada por mim numa feira qualquer

Parece piada, mas não é. A carambola tem uma neurotoxina que é filtrada e excluída pelo rim de uma pessoa saudável, enquanto em algum doente renal crônico, isso não ocorre. A neurotoxina é absorvida pela corrente sanguínea e  acaba atacando os neurônios do indivíduo, provocando soluços e convulsões, podendo levar o paciente a coma e até a óbito. Se algum paciente ingere uma carambola, é necessário que ele faça uma sessão de hemodiálise com urgência.

Eu gostava muito de carambola, comia nas raras vezes que tinha no sítio de meus avós. A minha sorte é que faz uns 3 a 4 anos que não como, pois o meu problema renal já é velho, eu poderia morrer sem saber o porque...tenso né?

3 comentários:

  1. MADRE DE DIOS!!!como voce ficou sabendo disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das primeiras recomendações que recebemos depois do diagnóstico de IRC (Insuficiência Renal Crônica)...se você for numa clínica de hemodiálise, vai ver que é lotado de avisos "Não coma carambola" e afins...

      Excluir